Rascunho sobre as emoções da leitura

Ler é como você se transportar pra dentro de outra vida, ainda que seja por um instante, é você se entregar por inteiro a uma fantasia e deixá-la tomar conta de você. Dentro de um livro você é verdadeiramente livre pra ser o que quiser, e quase inconscientemente você se transforma num personagem da história.
Por mais que os escritores como todo seu detalhismo digam características únicas dos personagens, traços físicos e de personalidade, você se encaixa de alguma forma naquilo que ele é de fato, você se coloca o tempo todo dentro daquilo, imaginando se você faria igual, se diria a mesma coisa e de repente você se transforma.
Os personagens de um livro podem ser exatamente como nós, ou podem ter poderes sobrenaturais; eles podem ser lobos, vampiros, mutantes, saberem voar e ler mentes e você ainda será ele no final de tudo.
Quando você se entrega a leitura, vive aquilo de tal forma, como é de fato a sua vida, ansiando por chegar a ultima frase, a ultima fala do personagem e saber se ele será feliz, e é exatamente assim que nossa vida é nós não podemos saber o final até que se acabe.
Viver é como ler um livro, você tem que ler cada pagina pra saber o final, e viver cada dia pra saber como será o final, não temos certeza de que será feliz claro, mas assim como torcemos pra ser um final feliz num livro, queremos o mesmo pra nós, queremos ser felizes.
E pra isso basta se entregar, como se entrega quando se lê, se deixar viver, aprender e descobrir a felicidade de formas diferentes.
Quando digo que escrever é um ato de amor, quero dizer ainda mais que isso. Um escritor para conseguir construir histórias, sempre diferentes precisa se entregar àquilo como se fosse a única chance de mostrar todo amor que eles têm ao fazê-lo, e nós como leitores, só se entregando completamente sentimos isso, e quando se consegue sentir se tem a mesma sensação do escritor.
Nós amamos, sofremos, erramos e somos felizes como os personagens, e isso é mágico.
Sentir e descobrir todos os sentimentos que estão escondidos, sutilmente nas paginas de um livro é sem duvida uma das melhores sensações humanas possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário